segunda-feira, 15 de março de 2010

Instrução Leonística

Na Assembléia Festiva realizada no último dia 11/03, o CL Luiz Morari elaborou sua Instrução Leonística em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Uma IL muito bonita, a qual está concorrendo no concurso de Instruções Leonísticas do Distrito LD-4.
Confira:
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Todos nós sabemos que o dia 8 de março de 1857, foi o marco determinante que consagrou esta data. Foi justamente nesta data, que um grupo de tecelãs indignadas com o baixo salário, que correspondia a um terço do salário do homem para desempenhar a mesma função, e a jornada de 16 horas de trabalho diário, fizeram uma grande greve, ocupando a fábrica de tecidos, localizada na América do Norte, na cidade de Nova Iorque.

A manifestação foi repelida com violência. As mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. As 130 tecelãs morreram carbonizadas. Somente em 1910, na Dinamarca, ficou consagrado o dia 08 de março como o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” e, apenas em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU. O principal objetivo deste marco histórico é valorizar e discutir o papel da mulher no mundo contemporâneo e acabar com os preconceitos ainda existentes.

A nossa Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 em seu art. 5º, parágrafo I, estabelece que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Porém, na prática ainda existem muitas discriminações. As mulheres, em média, ganham 30% menos do que os homens para exercerem o mesmo trabalho, sem falarmos na desigualdade na política e nos cargos mais importante do nosso país.

Falarmos sobre este tema implica num trabalho muito abrangente. Queremos apenas homenagear todas as mulheres do mundo, na pessoa de Zilda Arns, missionária e médica brasileira, que morreu em 12 de janeiro deste ano, no Haiti, numa missão de paz e num trabalho incansável pela Pastoral da Criança, deixando para o mundo um exemplo insuperável.

E, num universo mais restrito, darmos nosso apoio, num gesto de respeito e reconhecimento as abnegadas companheiras e domadoras, de maneira muito especial, as companheiras Sueli, Nadir e Tereca, líderes que já presidiram o nosso Clube.

Além do exaustivo trabalho do lar, e atividade profissionais, todas ainda encontram tempo para se dedicarem ao social, prestando um relevante e incansável trabalho filantrópico destacando o Lions Centro dentro da nossa comunidade.

Quero lembrar também, a minha mãe, mulher exemplar em dignidade e religiosidade, e na sua pessoa, homenagear as mães dos companheiros e companheiras que integram a nossa Jaula, todas com certeza, mulheres admiráveis. Homenagear também nossas filhas e netas, desejando um futuro promissor, onde não haja competição, mas sim o reconhecimento da igualdade e dignidade entre homens e mulheres.

Parabéns a todas as mulheres!



Santo Ângelo, 8 de março de 20010
Instrução Leonística do CL Luiz Morari
LC Santo Ângelo Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário